quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Thailand- 1


Em junho passei duas semanas na Tailandia. Simplesmente a melhor viagem da minha vida. O país é lindo e encantador, as pessoas são super receptivas, incrivelmente amáveis, as belezas naturais são de tirar o fôlego e para fazer turismo é tudo barato. Dos 15 dias por lá, a maior parte eu fiquei em Phuket, que é a Ilha ao sul do país, onde estão as praias paradisíacas e onde o Tsunami derrubou tudo o que estava pela frente, em 2004, e matou mais de 5 mil pessoas. O hotel em que fiquei era exatamente em Pathong Beach, uma das praias que foi completamente destruída e onde milhares de pessoas morreram. Apesar de tudo estar praticamente reconstruído, tantos anos depois, ainda é possivel observar obras em calçadas, pistas, escolas, etc.

A população local não fala muito sobre o assunto, apenas descrevem como uma tragédia a ser esquecida, mas que no fundo jamais será! Conversei com alguns guias turísticos dos passeios que fiz por lá e um deles disse que ficou meses sem trabalho, que simplesmente não tinha turista, como a economia local é dependente do turismo, o estrago, como se fosse pouco, não ficou restrito às ondas gigantes, mas perdurou muito mais pelo medo que afastou os turistas de lá.

Sobre o país, o primeiro ponto que me chamou atenção foi o fato de praticamente todo mundo falar inglês. O vendedor de petisco, o ambulante, atendente de posto, mercado, taxista, menino pequeno, papagaio e periquito, todo mundo se comunica em inglês. Pelo menos o básico para lidar com o turista todos eles sabem, é impressionante!
Depois falo mais sobre a Tailandia.

Nenhum comentário: