quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tudo fecha às 17h!

Rapaz, outro susto enorme e esse de dificil adaptação: o horário de funcionamento do comércio em Perth! Como eu tinha um amigo, um que segurou muito a minha barra , Christian, que morava aqui e estava me ajudando com informações, já tinha sido alertada de que a cidade era meio parada e que algumas coisas fechavam inusitadamente cedo, mas não tinha noção de que era como é! Simplesmente tudo fecha por volta das 5 da tarde! Isso mesmo, e a cidade fica às moscas! Depois disso, só resta ir pra casa, jantar e cama!
Nas minhas primeiras semanas de aula fiquei num horário horroroso na escola (de inglês), tinha aula das 10 da matina às 5 da tarde, com longos intervalos no meio. Resultado, quando saía da escola já estava tudo fechado. A casa onde fiquei, da Mamma Mia, era em um dos maiores bairros (chamamos de Suburbio) da cidade, Morley. E lá tem uma Galleria, que é um monstruoso shopping center....quando saía da aula planejava passar la para olhar as coisas, comparar preços e tal! Nunca dava, quando descia no terminal já estava tudo às moscas...parecendo repartição pública sexta-feira no fim da tarde! Sem um pé de gente, como falamos!
Eles têm apenas um dia de ir às compras nos suburbios, quinta-feira, quando o comércio fica aberto até tarde, 21h!!!!!!!!! Isso mesmo! E no Centro acontece o mesmo às sextas. E só! E domingo? So algumas coisas do Centro abrem...o resto é deserto bang bang!
O hábito local é sair do trabalho entre 4 e 5pm, ir pra casa, jantar entre 6 e 7, e depois ir dormir... E eu que chegava a jantar em casa depois das 23h?? Aqui sou um alíen!! Na primeira semana penei para me adaptar, não apenas ao fuso, mas tambem a esse novo hábito! Pontualmente no horário que bate o sino da igreja, hora de se benzer, a Mamma colocava a comida na mesa e todos estávamos a postos para degustar o macarrão de velha banguela dela (a massa cozinhava demais e ficava mole, e ela mesma fazia, como boa italiana...). Resultado, quando passava das 23 eu estava morta de fome, rolando na cama e tentando dormir pra esquecer....
Quem dorme cedo, levanta cedo! O povo aqui é diurno! Madruga. O galo tá coçando olho para acordar e os aussies já estão pé!
A questão do funcionamento do comério assim, porém, não vale para toda a Austrália, é exclusivo de Perth. Eles tiveram um referendo para que a população escolhesse se queria mudar e a esmagadora maioria quis continuar assim, nessa vidinha pacata. Quase entediante para os brasileiros e asiáticos viciados e mal acostumados por terem quase tudo aberto 24horas...
Isso me tornou mais calma, pacata, entendiante, menos consumista...Que bom!

Um comentário:

Johnny Sousa disse...

Cara. Então Peth é praticamente igual a... Tanquinho de Feira. Só não deve ter aquele brega fuleiro que tem lá. ha ha ha