segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Baiano!

Estava trabalhando semana passada num evento de uma empresa de exploração de minérios que atua no estado, Rio Tinto. Como trabalho sempre bisbilhotando a conversa alheia (não que me orgulhe disso, mas se fosse segredo eles não conversariam por ai)...escutei uma figura falando que passaria o natal em Salvador! Inicialmente achei que ele tinha se referido ao país, El Salvador. Mas, quando disse que não voltaria antes do carnaval por ser este um evento imperdível, entendi que de fato falava da Boa Terra!
Quando tive a oportunidade encostei para puxar papo, como trabalho com um broche com a bandeira do Brasil, ele falou (em ingles). - Ah, vc é brasileira? Disse que sim e perguntei se ele também era. Ai ele diz que sim, baiano de Salvador. Mudei a conversa pro Português, e tomei um susto! O baiano falava um português super embolado, com sotaque fortíssimo de gringo. Disse que mora aqui tem 10 anos, tem visto de atleta porque corre provas de velocidade por uma universidade loca, além de trabalhar na mina 3 dias por semana (essa é a onda do momento! Ganham rios de dinheiro e vêm para Perth beber cada tostão)!!
Pois sei que o dito baiano tem família na cidade baixa, e não gosta mais da cidade porque acha tudo muito perigoso. Anualmente vai pro carnaval e tem pouco contato com brazucas aqui, apesar de sermos quase 5 mil só nesta costa! Mas dormi matutando, porque diabos ele tem esse sotaque de gringo se veio para cá aos 16 anos e vai todo ano a Salvador? Coisa esquisita!

Um comentário:

Johnny Sousa disse...

Esse baiano é tão baiano quanto eu sou Norueguês.

Esse Rio Tinto é Pinnot ou Carbernet? ha ha ha