quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Festejos de fim de ano

Nada se compara às nossas tradicões, nossos costumes e modos de celebrar e viver as coisas. Não me refiro ao jeito brasileiro de comemorar, que é, de fato, único. Refiro-me a um sentimento que é é universal. Todos, quando longe de casa, buscam nas festas que são celebradas praticamente no mundo todo, as referências que trazem consigo e que lhes permite associar a festa ao que de fato está sendo celebrado. Querem sentir-se no seu habitat natural, fazerem, viverem e terem o que têm e tiveram a vida toda, o que lhes faz identificar isso como isso, e aquilo com aquilo. Mas, uma vez longe, é dificil demais.
As festas de fim de ano permitem enxergar claramente isso aqui na Austrália! O país é cosmopolita, e não tem como agradar a todos, claro. Os europeus estavam reclamando que isso não é Natal, que Natal é frio congelante, neve. Reclamavam, cadê a neve?
Os sulamericanos reclamam que australiano não sabe festejar, que é tudo um tédio, que o povo é muito frio, sem graça. Nosso sangue latino clama por algo mais caliente nas relações interpessoais, e eles não entendem, e não estão aptos a viver ou oferecer isso. Uma pena.
Meus amigos fizeram um Natal à Brasileira, muitos brasileiros reuniram-se para uma Ceia, Papai Noel, música, cerveja e barulho, muito barulho! Como eles já estavam no quinto sono enquanto o povo celebrava o Natal, o fim não poderia ser outro: Polícia para reclamar do barulho, para mim, zuada! Nem os argumentos que de era Natal foram fortes o suficiente para fazerem os policiais voltarem atrás e relevarem o volume da festa! Reduzem isso. Está tendo briga ai? Que gritaria é essa? É assim que conversamos, falamos entre a gente! Sério? Como pode isso? Não é briga? Nossa, isso é assustador. Não, isso é o povo brasileiro.
Aqui eles festejam o Natal apenas no dia 25, com um almoço! Como assim Natal de dia? Não enxergam que isso não faz sentido? Pra eles faz, e apenas assim. Além do dia 25, tem feriado também no dia 26, creio eu para descansarem do tedioso Natal deles! Ou para os que têm vizinhos brasileiros poderem repousar e recuperar a noite mal dormida.
Reveillon? Outra maresia. Brasileiro busca fogos, abraços, barulho, banda, BRANCO!! Nada! Nada de fogos, e nada de branco. Usam preto, colorido, qualquer coisa. Cruzes! E nada de abraços de Feliz Ano Novo, com votos de muitas conquistas, realizações, saúde e paz. Que coisa! De novo buscamos o que nos permite identificar que é uma festa de ano novo. Não achamos, fizemos a nossa, todos fizeram. Cada um ao se estilo. Ou não poderíamos associar que foi reveillon, e eu não processaria que chegou um Novo Ano!
Mesmo que apenas para mudar o calendário, e vender agendas. Mesmo sendo invenção humana, acho ótimo! Renovo minhas energias, forças, esperanças, crenças, crio metas, perspectivas, planos, objetivos. E desejo isso e muito mais a todos. Além de saúde e paz, claro! É Ano Novo!

Um comentário:

Johnny Sousa disse...

Não teve pagode? Nem arrocha? Nem som de mala de carro? Nem FELIZ ANO NOOOOOOOOVO!!!!! às quatro da manhã? ME LEVA PRAÍ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!