quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dente!


Um dos maiores choques culturais que tive aqui foi com a relação do Australiano com dentes. Isso mesmo, dentes!! Simplesmente muitos deles não os têm, e não sentem nenhuma falta. Eles não ligam para isso. E refiro-me aos dentes da frente, os que a gente costuma dizer que qualquer um salva a todo custo, por serem os dois de honra, o sorriso, um pra doer e o outro pra abrir garrafa! Nada disso. E a falta de dente não esta ligada ao nivel social e econômico...a pessoa pode ter o dinheiro que for, o carrão que for, eles não ligam, não se preocupam em cuidar da dentição, não é algo que lhes traga nenhum tipo de constrangimento, cultural mesmo. Devem simplesmente arrancar quando dói, e nessa onda vai a boca inteira, e nem uma chapa a galera compra. Sorriso oco mesmo, de nenem. Inicialmente achei que fosse em função do preço. Aqui a mão de obra escassa inflaciona todo e qualquer serviço, principalmente os de saude. Mas o poder aquisitivo e a remuneração permitem a qualquer um cuidar disso.

E eles não cuidam. Independe do trabalho que fazem, serviço de atendimento direto ao cliente, coordenação de qualquer coisa, agente de imigração, gerencia de loja, professor, todo mundo no mesmo barco. E o ciclo vicioso vem trazendo a nova geração de banguelas. Os adolescentes não usam aparelho, têm o sorriso amarelo cheio de crosta, fio dental deve ser pra amarrar sapato. Uma tristeza.

Acredito que o choque foi grande porque no Brasil qualquer pessoa hoje em dia cuida da dentição o máximo que pode, ou tenta. Mesmo os de baixa renda, deixam de lado muito mais pela falta de condições financeiras do que por acharem tratar-se de algo superfluo. E quem pode, paga plano quando consegue, parcela, vai em "dentista açougueiro", se vira. A cultura brasileira condena bastante um sorriso desconcertado, que os digam os Ronaldinhos. Imagine as bombas que vejo por aqui, cujo sorriso abre as portas para a imensidão do infinito. Oh Céus!

Quando trabalhava num resturante dava boas risadas ao pegar pedidos, sozinha, claro! Sempre imaginava, com vontade de perguntar: "E você vai mastigar esse frango como minha senhora?" "Além disso tudo que já pediu não quer incluir dois molares e um incisivo não?" Socorro! Macacos me mordam, já que a galera aqui não está habilitada para tal.

3 comentários:

PAULO GOMES disse...

Camilinha, que coisa! Quem imaginaria isso do povo australiano?!
Que mundo maluco! Coisa do FIM DO MUNDO mesmo!
Sensacional essa curiosidade, e que foto! Você é FERA!
Fico feliz em saber que tem lido o meu Blog. Aumenta minha responsabilidade ter uma leitora como você!
A propósito posso reproduzir essa matéria dos banguelas lá?! Risos
Um beijão!

Unknown disse...

E agora, Camila Cintra, como fica a sua situação? Se dando não só com netos de ex-presidiários como com banguelas?

Jéssica Senra disse...

hahaha Impagável! "Você vai comer esse frango como, minha senhora?"