Desde que cheguei à Austrália não tive problemas de adaptação a uma culinaria muito diferente da brasileira! A primeira etapa foi na casa da Mamma Mia, comendo muito macarone e frango! Ela não cozinhava a pasta ao dente, como eu prefiro...fazia um macarrão de velha banguela (e ela era mesmo), todo mole. Mas, o tempero era o mesmo, e bom! Ainda mais que italiano é metido a fazer seu próprio molho de tomate, beleza. Ate ai, tudo tranquilo. A comida italiana é mundialmente famosa, e aqui não seria diferente, ainda mais que tem uma enorme comunidade italiana (esses são que nem brasileiros...tem um monte em todo canto do mundo!!!)
Ao sair da casa da Mamma, morei 15 dias na casa dos queridos Chris e Michele! Como ele trabalhava num restaurante italiano, como Pizza Chef, adivihem? Que venham a pasta e a pizza! Muito boas por sinal!
Depois, aluguei meu apê com mais duas amigas, amigas de longas datas que vieram comigo! Como D. Débi odeia lavar louça mas, nasceu com o dote para cozinhar, fizemos um acordo! Você cozinha e nós duas fazemos as outras tarefas domesticas! Tudo certo! Até feijoada nós comíamos! Maravilha! Isso mesmo. Achamos feijão aqui, e tem do preto e do carioquinha. Tem farinha, tem tudo. Na verdade até dendê! Mas quando ia comprar para fazer uma muqueca e me deleitar nisso que me dá água na boca só de pensar, o susto! Tinha vencido desde o ano passado! Ninguém merece. Tem uma espéie de mercadiho gigante que vende de tudo de todas as partes do mundo! Até pão de queijo e sonho de volsa eles estão importando, já que a comunidade brasileira aqui não pára de crescer. É um mercado grego, Kakoulas, que eu insisto em chamar de Koalas. Tem tuuuuuuuuudo! Feijão colombiano, brasileiro, queijos, temperos...
Bem, já que mantenho em casa os hábitos da culinária brasuca, busquei na rua e perguntei sobre algo que fosse tipicamente aussie. E, para meu assombro, descobri que a Austrália não tem comida típica. A carne de canguru não conta, né? Que por sinal, eu provei e aprovei! Mas não pro dia-a-dia. Um gosto forte, com pouca ou quase nenhuma gordura, muito saudável. Fora isso, não tem nada que catacterize a cozinha aussie. Aqui, e em qualquer outra cidade, encontra-se restaurante de todo lugar. Malásia, China, França, Japão, Coreia, India, Sri Lanka,Coreia, Vietnã. Nas cidades maiores, Melbourne e Sydney, tem restaurante brasileiro, e mais de um. Em Perth não tem, ainda! Daqui pouco alguém resolve isso.
Porém, apesar de ter comida típica de todo lugar, nada de um restaurante tipicamente Australiano, e isso não tem nem nas outras grandes cidades. Simplesmente porque eles não têm comida típica, ainda mais pra encher um cardápio! Adoram frango, comem de tudo, muitos vegetais, arroz feito como o japonês, sem gosto, mas nada característico! Pobre isso, né? Mas é verdade. O churrasco, muito popular aqui também, é como o americano. Um pão, com uma salsicha e um pedaço de carne sem tempero algum. Nada tem gosto. E falam que brasileiro inveta demais, quem merece isso?
Depois de procurar, e muito, um prato ozzie e não achar, parei para pensar como é rica a culinária brasileira. Explico para eles que cada estado, mais precisamente parte de estado, às vezes cidade, tem gostos e pratos diferentes. É demais para ser assimilado. Fui além. Vi que não é apenas um prato típico que lhes falta. Não têm aqui muita referência, nada muito próprio. Viajei para diferentes cidades e o sotaque é o mesmo, apesar da dimensão geográfica do país. Hábitos, conversas, comportamento, tudo muito semelhante.
Nem as diferenças climáticas transformaram-no em "coisas" diferentes. São um pouco mais amigáveis aqui e ali, mas nada muito significativo! Isso me fez vê-los como povo de uma cultura pobre, apesar de ser uma país multicultural. Sei que é novo, muito novo e recente este país, mas é pobre demais isso! O mais rico é a cultura aborígene, e é muito rica, mas não é assimilada ou praticada, difundida entre os "brancos". E no fim das contas, eles ainda não têm danças típicas, músicas, comida, sotaque, nada. Nem o país todo, imagine os estados! Entender que as gírias, danças, jogos, hábitos, sotaque, etc, são completamente peculiares e mudam em cada canto do Brasil é uma novidade enorme!!
O que fazem aqui que me fará lembrar da Austrália como algo bem australiano? Beber! Bebem muito, e muito rápido, demais. E o teor alcóolico das cervejas é altissimo, como em outras partes do mundo. Mas aqui o pessoal não brinca em serviço! Bebe que é uma coisa!! *
Isso me faz ver que o folclore brasileiro é riquíssimo, mesmo que muitas vezes não paremos para perceber e nos orgulharmos disso! Uma pena!
* Depois falarei mais apenas sobre isso!
Um comentário:
Oi Camila. Quem vos fala é Ned (Danilo), não se se vai lem,brar agora, mas isso não importa. Também bate cabeça para descobrir sobre a culinária Australiana. O Peixe com batatas, mas aqueles frutos do mar servidos num papelão enrolado, aquela tortinha que vende em todas as lojas de conveniências, não são da culinária local? Fiquei com essa dúvida. Beijos
Postar um comentário